Olhar Direto

Segunda-feira, 24 de junho de 2024

Notícias | Política BR

mobilização

Base governista consegue impedir convocação de ex-assessora de Lina

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara rejeitou nesta quarta-feira requerimento de convite para Iraneth Weiler, ex-chefe de gabinete da Receita Federal, prestar depoimento sobre o suposto encontro da ex-secretária da Receita Lina Vieira com a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara rejeitou nesta quarta-feira requerimento de convite para Iraneth Weiler, ex-chefe de gabinete da Receita Federal, prestar depoimento sobre o suposto encontro da ex-secretária da Receita Lina Vieira com a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). A base aliada do governo mobilizou os deputados para derrubar o pedido e, com folga, impediu que Iraneth fosse convidada para esclarecer o encontro.


Sem maioria na comissão, a oposição retirou de pauta requerimentos de convocação de Dilma e do ministro Guido Mantega (Fazenda) para falar sobre o suposto encontro. Deputados do DEM e PSDB também retiraram de pauta requerimentos de convite para Lina, o atual secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, e a chefe de gabinete da Casa Civil, Erenice Guerra. 

Chefe da Gabinete da Receita Federal na gestão Lina, Iraneth teria confirmado o suposto encontro no qual Dilma teria pedido para Lina "agilizar" as investigações na Receita sobre familiares do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A ex-secretária da Receita Federal sustenta que, no final do ano passado, foi chamada por Dilma para o encontro na sede da Casa Civil.

Lina afirma que interpretou o pedido como orientação para encerrar as investigações sobre familiares do peemedebista, numa espécie de "ingerência politica" de Dilma sobre a Receita. A ministra nega o encontro. O GSI (Gabinete de Segurança Institucional) também argumenta que já apagou as imagens do circuito interno de TV do Palácio do Planalto que poderia comprovar a ida de Lina ao local.

Segundo o Gabinete de Segurança Institucional, as imagens são destruídas a cada 30 dias --por isso os arquivos não têm como ser recuperados pelo governo. O GSI também se recusou a encaminhar ao Congresso, a pedido da oposição, planilha com os carros que estiveram no Palácio do Planalto no final do ano passado.

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara também vai tentar aprovar convocação, nesta quarta-feira, para Dilma comparecer à comissão. Também há requerimentos de convite para Lina e Iraneth, mas os governistas trabalham nos bastidores para impedir que os textos sejam aprovados pelos integrantes da comissão.

Petrobras

A oposição conseguiu, em contrapartida, aprovar requerimento de convite para que o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, compareça à comissão para explicar o contrato firmado pela estatal para a construção do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) --que será erguido em Itaboraí, zona metropolitana do Rio.

Além de Gabrielli, também serão convidados o diretor financeiro da Petrobras e representantes do consórcio que vai administrar o Comperj, assim como representantes do TCU (Tribunal de Contas da União) e da CGU (Controladoria Geral da União).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet