Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Múcio descarta dano intencional às imagens de segurança do Planalto

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, José Múcio, disse nesta quinta-feira (26) que não acredita que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) tenha apagado as imagens do sistema de segurança do Palácio do Planalto para impedir a verificação de um possível encontro entre a ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, e a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.


“Tenho absolutamente certeza que nenhum dano foi causado (às imagens do sistema de segurança). Não é do interesse do governo. Não tem o que esconder. O governo não quer um problema desse tipo”, comentou ao ser perguntado sobre o a possível ação por parte da segurança presidencial.

Questionado sobre o tempo previsto no edital de contratação da empresa de segurança para armazenamento das imagens, o ministro disse que não tinha como falar sobre esses detalhes. “Só o general [Jorge Félix, chefe do GSI] pode informar” sobre o contrato e o armazenamento das imagens.

Segundo ele, “o melhor é que os parlamentares atendam rapidamente o convite” do ministro do GSI, general Félix, para conhecer o sistema de segurança do Palácio do Planalto.

Na edição desta quarta-feira, o Jornal Nacional mostrou que o edital para contratação da empresa de segurança, a Telemática Sistemas Inteligentes (TSI), previa o banco de dados tivesse capacidade de armazenamento de registros por no mínimo seis meses e que depois os dados deveriam ser transferidos para um back-up, um local onde ficariam guardados, “definitivamente”.

Contudo, o GSI emitiu nota, antes da reportagem, informando que o sistema armazenava as imagens dos 30 dias anteriores e que depois elas eram automaticamente substituídas por novas imagens.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet