Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Dirceu diz que restrição à internet nas eleições joga país "na idade das trevas"

Em seu blog na internet, o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) disse que as restrições impostas à cobertura eleitoral através da internet é censura e coloca o país na "idade das trevas". Ele também elogiou as tentativas de alguns congressistas de derruba-las.


Segundo a proposta, a internet ficaria submetida às mesmas regras impostas para TVs e rádios o que impediria, por exemplo, que fosse dado tratamento preferencial para candidatos e de fazer "montagens". Além disso, as propagandas pagas em sites ficariam restritos à candidatos a presidente.

"Em boa hora os senadores reagem, e começam a se mobilizar para derrubar em plenário os dispositivos mais draconianos da reforma eleitoral aprovada pelas Comissões de Constituição e Justiça e de Ciência e Tecnologia do Senado. O texto do relator, senador tucano Eduardo Azeredo (MG), o projeto impõe aos sites jornalísticos as mesmas restrições estabelecidas na legislação às emissoras de rádio e TV no período eleitoral", disse Dirceu em seu blog.

Segundo o ex-ministro, as restrições se explicam pelo "medo da internet". "Isso sim é censura. É medo da internet. Pode significar o começo do fim da liberdade na web. E aí se estará jogando o país na idade das trevas. Ora, só acessa a rede quem quer. Nela, e pelo que ela veicula, a responsabilidade é de quem escreve", disse.

Dirceu ainda questionou no blog o fato do tratamento concedido aos sites serem iguais aos de rádios e TVs, já que suas naturezas são diferentes. "É preciso lembrar que nem os jornais e nem a web são concessão do poder público, como são as emissoras de rádio e TV. Ainda que aí tenhamos o pequeno detalhe, lamentável, que a TV e as emissoras de rádio nas campanhas eleitorais atuam abertamente de forma parcial", disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet