Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Cada senador é senhor do seu gabinete, diz Suplicy sobre 'acampamento'

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) encaminhou ao corregedor da Casa, Romeu Tuma (PTB-SP), um ofício negando ter cometido qualquer irregularidade por ter autorizado que manifestantes favoráveis ao ex-ativista italiano Cesare Battisti usassem o seu gabinete durante a madrugada. A Mesa Diretora decidiu nesta quinta-feira (17) encaminhar o caso para análise da Corregedoria.


Na semana passada, 15 defensores de Battisti passaram a noite no gabinete do senador. A Polícia do Senado classificou a ação como um “acampamento”. “Alguns manifestantes a favor de Cesare Battisti, que se encontravam acampados em frente ao Supremo Tribunal Federal se deslocaram para acampar no Senado Federal, mais precisamente no interior do gabinete do senador Eduardo Suplicy”, diz trecho do relatório da Polícia do Senado.

No ofício enviado a Tuma, Suplicy reafirma que autorizou a presença dos manifestantes e destaca que a responsabilidade sobre o gabinete é sua. “Todos sabemos que cada senador é senhor do seu gabinete, podendo receber nele qualquer pessoa que seja do seu interesse. Considero que não cabe à Segurança do Senado acompanhar, analisar e criticar a atitude de Senadores, principalmente quanto estes estão no cumprimento de seus deveres fundamentais”

O senador do PT atacou a direção da Polícia do Senado, que encaminhou o relatório a instâncias superiores. Ele afirmou que o problema poderia ter sido resolvido se os seguranças tivessem lhe telefonada.

“O andamento do caso, dado pelo Chefe da Segurança do Senado, denotou, na minha avaliação, falta de sensibilidade humana e de espírito público. (...) No caso em questão, penso que teria sido próprio que os responsáveis pela segurança tivessem dialogado com as pessoas da vigília e, no caso de dúvida, deveriam ter telefonado para mim, pois, de pronto, informaria que as pessoas estavam por mim autorizadas”, diz trecho do ofício.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet