Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Marina Silva diz que reforma política pode recuperar credibilidade do Senado

A senadora Marina Silva (PV-AC) disse nesta segunda-feira que a reforma política e as eleições de 2010 podem contribuir para recuperar a credibilidade do Senado. Em entrevista ao programa "Roda Viva", da TV Cultura, Marina também defendeu o afastamento do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), durante as investigações contra o parlamentar.


"O Sarney deveria ter se afastado. Era fundamental o gesto do presidente Sarney para mostrar distância das investigações", afirmou a senadora durante a entrevista, que será transmitida às 22h10, na TV Cultura.

Marina ainda não definiu se vai disputar a Presidência da República nas eleições de 2010 e, durante a entrevista, evitou se posicionar como candidata. Porém, ao ser questionada se apoiará o PSDB no segundo turno da disputa presidencial, Marina elogiou o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e respondeu com uma pergunta. "Você está tirando o meu partido do segundo turno?", afirmou.

A senadora também foi questionada sobre a compra dos caças para a FAB (Força Aérea Brasileira) e falou ainda sobre o acordo militar do Brasil com a França. "Eu acho que faltou transparência. Nós não temos que ter uma posição pensando na política da guerra, temos que ter a política da paz. O Brasil precisa estar corretamente equipado. O conceito de segurança está mudado", disse.

Questionada sobre a inclusão da Venezuela no Mercosul, Marina disse que vai votar a favor da proposta. "No governo Lula tivemos conquistas [na política externa], ampliamos as parcerias com países da África, tivemos avanços, mas eles podem ser ampliados", afirmou.

Além de ser entrevistada por jornalistas que participaram do programa, a senadora também respondeu a perguntas enviadas pelos telespectadores pela internet. Em uma delas, foi questionada se o PT "rasgou a bandeira da ética". "Existem milhares de petistas corretos. Outros que cometeram erros. A maioria dos petistas não são aqueles que praticaram erros", disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet