Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Falta de recursos pode criar "apartheid social" no SUS, diz ministro

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, declarou em uma entrevista à BBC Brasil que a falta de recursos públicos pode levar ao que chamou de "apartheid social" no sistema de saúde brasileiro, opondo quem pode pagar por planos de saúde e quem depende exclusivamente do SUS (Sistema Único de Saúde).


Em plena campanha pela aprovação de novo imposto da saúde, a CSS (Contribuição Social para a Saúde), no Congresso, o ministro usou palavras fortes para defender a ideia de que "o SUS é um sistema subfinanciado, que está sendo lentamente asfixiado do ponto de vista econômico-financeiro".

"Nós estamos correndo o risco de criar no Brasil um novo apartheid social, desta vez na saúde, inclusive rasgando o que está na Constituição, que diz que a saúde é um direito de todos e dever do Estado", acrescentou.

Temporão encerrou nesta sexta-feira uma viagem de quatro dias à capital britânica na qual detalhou uma parceria público-privada para desenvolver no Brasil uma vacina para a dengue e observou aspectos do sistema de saúde inglês, inspiração para a criação do SUS 20 anos atrás.

"A Inglaterra tem 90 bilhões de libras esterlinas (cerca de R$ 260 bilhões) para atender a 50 milhões de pessoas. No Brasil, contando todas as instâncias, o orçamento da saúde é de R$ 100 bilhões para atender a 200 milhões de pessoas", comparou o ministro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet