Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Congresso cria CPI para investigar repasses de verba ao MST

Durante a sessão do Congresso Nacional realizada nesta quarta-feira (30), deputados e senadores fizeram a leitura do requerimento que cria a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista para investigar o repasse de recursos públicos ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Com a leitura da proposta, caberá aos líderes partidários a indicação dos parlamentares que irão compor a comissão.


Durante a sessão, o líder DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), fez uma análise do papel da nova comissão. “Queremos que seja investigada a maneira como está sendo gasto o dinheiro público. Ninguém se coloca contra uma reforma agrária que leve emprego, oportunidade e renda ao homem do campo. Mas não é possível compactuar com uma reforma que é um braço avançado de um processo político partidário”, criticou Caiado.

Protocolada pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO) no dia 16 de setembro, a medida recebeu 192 assinaturas na Câmara e 34 no Senado - para criar a CPI mista são necessárias 171 assinaturas na Câmara e 27 no Senado.

Por meio de nota divulgada no dia 16, o MST disse que a CPI era uma "represália às lutas e à bandeira da revisão dos índices de produtividade" adotadas pelo movimento. O MST também disse na nota que o movimento era vítima de perseguição.

"Em 25 anos, tentaram destruir o nosso movimento por meio da violência de grupos armados contratados por latifundiários, da perseguição dos órgãos repressores do Estado e de setores do Poder Judiciário, da criminalização pela mídia burguesa e até mesmo com CPIs."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet