Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política BR

PMDB se divide no Tocantins e terá dois candidatos ao governo de mandato-tampão

A eleição indireta para o governo do Tocantins terá dois candidatos do PMDB: o deputado estadual Carlos Henrique Gaguim e o vice-prefeito de Palmas, Derval de Paiva. A eleição está marcada para as 20h de 8 de outubro, na Assembleia Legislativa do Tocantins. O governador que for eleito pelos deputados estaduais terá pouco mais de um ano de mandato para terminar, já que um novo pleito ocorrerá em outubro de 2010.


O PMDB local tentou impedir o lançamento de duas candidaturas. Marcou uma reunião para hoje para convencer Derval de disputar o governo com Gaguim. "Falei com o Derval para ele desistir, não sair em campo. Que agora era a vez do Gaguim. Mas não teve jeito. Vai entender", disse o presidente do diretório estadual do PMDB do Tocantins, Osvaldo Reis.

Mesmo sem conseguir unir o partido numa única candidatura, Reis afirmou que a vitória de Gaguim é certa. "Ele sabe que os convencionais vão votar no Gaguim. E vai ter que respeitar a decisão."

Na segunda-feira, o presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Tocantins, Júnior Coimbra (PMDB), convocou os partidos interessados em disputar as eleições indiretas para o governo do Estado a apresentarem suas chapas 72 horas antes do pleito.

Gaguim, presidente licenciado da Assembleia, assumiu interinamente o governo do Tocantins após a cassação do governador Marcelo Miranda (PMDB) no último dia 8 por abuso de poder político. Ele é aliado de Miranda.

Miranda e seu vice foram acusados de prometer vantagens a eleitores, distribuir bens e serviços custeados pelo poder público, utilizar indevidamente de meios de comunicação e distribuir gratuitamente casas, óculos e cestas básicas, além de realizar consultas médicas. A denúncia foi apresentada pelo segundo colocado nas eleições, José Wilson Siqueira Campos.

O TSE (Tribunal Superior eleitoral) não determinou a posse do segundo colocado na eleição, Siqueira Campos (PSDB), porque ele não obteve a maioria dos votos válidos --os que sobraram com a anulação dos votos destinados a Marcelo Miranda.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet