Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Política BR

PT prepara estratégia para buscar apoio do PP à pré-candidatura de Dilma

O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, disse hoje no Twitter (microblog) que a maioria do PP apoia a pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) à Presidência. O PP é o próximo alvo da estratégia petista de buscar apoios para a pré-campanha de Dilma.


"O presidente nacional do PP, senador Dornelles (RJ) disse que dos 27 diretórios regionais, vinte deles apoiam a candidatura da Dilma", disse Berzoini no Twitter --ele integra o grupo de trabalho que cuidará da campanha de Dilma.

Dilma deve se reunir com a bancada do PP no próximo dia 27 para tratar de aliança. A ministra já teve conversas desse tipo com representantes do PMDB, do PDT, do PC do B, do PR e do PRB.

Vaga de vice

A pedido da cúpula do PMDB, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve fechar com o partido nesta quarta-feira um acordo para apoio à pré-candidatura de Dilma.

A cúpula da legenda negocia a indicação do deputado Michel Temer (PMDB-SP) para a vice-presidência da chapa da petista, apesar da resistência de um grupo de peemedebistas contrários à formalização da aliança.

Lula decidiu entrar em campo nas negociações para assegurar a aliança formal com o PMDB. Como há dissidências dentro do partido, a cúpula peemedebista avalia que o presidente tem mais condições de agregar apoio dentro da legenda do que Dilma ou Temer que sofrem resistências de parte do PMDB.

A ala peemedebista ligada ao governador de São Paulo, José Serra (PSDB), trabalha nos bastidores contra o acordo com Dilma. Por ser minoria dentro do partido, o grupo pró-Serra reconhece que não terá forças para barrar a aliança formal com o PT, mas promete rachar o PMDB na disputa de 2010.

Pré-coordenação

O grupo de pré-coordenação da campanha de Dilma é formado também pelos deputados José Eduardo Martins Cardoso, Cândido Vaccarezza e Antônio Palocci (SP). O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, foi indicado para coordenar a elaboração política do programa de governo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet