Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Procuradoria entra com ação contra ex-deputado federal por máfia dos sanguessugas

O Ministério Público Federal em Rondônia ingressou com uma ação de improbidade administrativa contra o ex-deputado federal Agnaldo Muniz (PP) por envolvimento com a máfia dos sanguessugas --suposto esquema de fraudes em licitações na área de saúde para aquisição de ambulâncias.


Segundo a Procuradoria, a organização criminosa "contou com a atuação decisiva do ex-parlamentar para obtenção de verbas destinadas às prefeituras no Estado de Rondônia". As ambulâncias eram adquiridas da Planan e de outras empresas de fachada de propriedade da família Trevisan Vedoin.

Em depoimento à Polícia Federal, Luiz Antônio Trevisan Vedoin teria confessado ter "acertado" com Muniz uma licitação realizada no município de Novo Horizonte para compra de duas ambulâncias. O acerto, segundo Vedoin, teria sido para pagar ao então deputado o percentual de 10% sobre o valor da emenda, por ocasião da licitação. A licitação teria sido realizada e o ex-parlamentar recebido R$ 12 mil.

Outro envolvido no esquema, Darci José Vedoin, teria dito em depoimento à Justiça Federal, que o pagamento dos R$ 12 mil foi "a título de comissão pela emenda realizada" e que foi Muniz quem fez contato com os prefeitos nos municípios para acertar os detalhes sobre o direcionamento das licitações.

O Ministério Público quer a condenação de Muniz por improbidade administrativa com perda do cargo, emprego ou função pública; suspensão dos direitos políticos; pagamento de multa; perda de valores acrescidos ilicitamente ao seu patrimônio; ressarcimento de prejuízos causados ao erário; e proibição de contratar com o poder público.

A reportagem não conseguiu contato com o ex-deputado para comentar o assunto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet