Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Relator propõe ação penal contra Azeredo por mensalão; STF retoma julgamento amanhã

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa pediu nesta quarta-feira a abertura de ação penal para investigar o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) pelo crime de peculato caracterizado quando funcionário público se apropria de recursos públicos utilizando o cargo.


No entanto, Barbosa que é o relator do chamado mensalão mineiro-- ainda não concluiu a apresentação de seu voto e pode aceitar outra denúncia contra o tucano por lavagem de dinheiro.

O julgamento foi suspenso e só deve ser retomado amanhã. Dez ministros ainda precisam apresentar seus votos. Para Azeredo se tornar réu é preciso que seis ministros votem pedindo a investigação.

Barbosa acolheu parcialmente a denúncia do Ministério Público Federal contra o tucano por suposta participação em um esquema de arrecadação ilegal de recursos para sua campanha de reeleição ao governo de Minas Gerais em 1998, o chamado mensalão mineiro. Ele é acusado de ter cometido por sete vezes o crime de peculato e seis o de lavagem de dinheiro.

"A meu ver tratam-se de indícios da prática de peculato, planejada pelo acusado [Azeredo]. A ordem partiu de autoridade de alto escalão do seu governo. As estatais que deram recursos eram politicamente controladas pelo acusado. Assim, conduta criminosa, autoriza seu recebimento em relação ao crime de peculato", disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet