Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Na contramão de Lula, Alencar sai em defesa da autonomia do TCU

Diferentemente do presidente Lula, que tem feito críticas à atuação do TCU (Tribunal de Contas da União), o presidente interino, José Alencar, discursou ontem em defesa do órgão.


Ao receber uma homenagem do tribunal, ele lembrou tentativa de enfraquecer o tribunal em 1893 pelo então presidente Marechal Floriano Peixoto (1891-1894).

Alencar leu uma carta do então ministro da Fazenda Inocêncio Serzedelo Corrêa criticando decretos presidenciais que tornavam o TCU menos independente.

Por conta de paralisações de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) por suspeitas de irregularidades, Lula passou a criticar a atuação do órgão e quer criar uma nova instituição "tecnicamente inatacável" que analisaria as decisões do tribunal.

"Gente do quarto escalão resolve que não pode fazer e acabou (...) Depois [de serem interrompidas], essas obras são autorizadas sem que as pessoas que as paralisaram tenham qualquer indício de punição", disse o presidente, na posse do novo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, em 23 de outubro.

O argumento de Lula é que o órgão encarece as obras. Segundo auditoria do TCU divulgada em setembro, das 99 obras do PAC fiscalizadas, 15 tiveram recomendação de paralisação por indício de irregularidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet