Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Tarso deve decidir sobre suspensão de Protógenes Queiroz

O Ministério da Justiça informou neste sábado que sua consultoria jurídica deve analisar na próxima semana um pedido de suspensão por 60 dias do delegado Protógenes Queiroz, feito pela Corregedoria da Polícia Federal.


Nesta sexta (6), o delegado disse à Folha Online que soube por meio de um colega da corporação que seria demitido, mas depois afirmou que iria recorrer de uma eventual punição mesmo que fosse uma suspensão ou demissão.

Segundo a assessoria do ministério, o pedido deve passar pela consultoria, que emite um parecer, e depois o encaminha ao ministro Tarso Genro. Cabe ao ministro decidir se a punição é aplicada ou negada, mas pode ainda solicitar mais informações.

O delegado afirmou que a PF aproveita sua participação em eventos públicos para intimá-lo ou passar comunicados. Ele disse que esse é o caso desta sexta, pois ficou sabendo da suposta demissão durante a abertura do congresso do PC do B --partido ao qual é filiado.

O motivo da punição, segundo Protógenes, foi a suposta participação num comício em Poços de Caldas (MG). Ele nega ter feito campanha no evento. "Essa é mais uma prova da perseguição que sofri. Uma prova de injustiça, um ato de tirania, um atentado à democracia."

Protógenes ficou conhecido nacionalmente durante a Operação Satiagraha, que prendeu no ano passado o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, o ex-prefeito Celso Pitta e o investidor Naji Nahas. Todos foram soltos depois. A Satiagraha investiga supostos crimes financeiros atribuídos a Dantas.

Apesar da projeção nacional, Protógenes foi afastado da investigação e acabou virando alvo de um inquérito da PF que investiga desvios durante a Satiagraha. Entre os problemas da investigação estaria a utilização irregular de agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência). Também há suspeita de Protógenes ter espionado, ilegalmente, autoridades dos três Poderes.

Em março, a PF indiciou o delegado pelos crimes de violação da lei de interceptação e quebra de sigilo funcional durante a Satiagraha.

Com fama nacional, Protógenes se filiou ao PC do B, onde deve disputar um cargo no Congresso Nacional nas eleições de 2010.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet