Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Política BR

PF prende ex-prefeita de Alcântara e mais 20 por desvio de verbas públicas no MA

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira 21 pessoas suspeitas de desviar verbas públicas no Maranhão. Entre os presos está a ex-prefeita de Alcântara e procuradora geral do município, Heloisa Helena Leitão.


A operação, batizada de Orthoptera, cumpre 24 mandados de prisão, sendo 12 prisões temporárias e 12 conduções coercitivas, além de 17 mandados de busca expedidos pela Justiça Federal.

Segundo a PF, as investigações tiveram como ponto de partida a utilização de contas de passagem e falsificação de extratos bancários, cuja finalidade era maquiar o desvio de verbas da Educação.

A Polícia Federal informou que a quadrilha é formada ainda por empresários e membros das comissões de licitação e sindicância. Os nomes dos demais presos não foram divulgados.

Em cinco meses de 2008, a organização criminosa teria movimentado cerca de R$ 5 milhões em recursos da Educação.

De acordo com as investigações, a Prefeitura de Alcântara executava os recursos aportados ao Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica) de forma irregular e fraudulenta.

Entre os crimes cometidos pela quadrilha estão o de falsificação de documento público, falsificação de documento particular, falsidade ideológica, uso de documento falso e formação de quadrilha ou bando, além de fraude a licitação e crime de responsabilidade.

A reportagem não conseguiu contato com a assessoria da Procuradoria de Alcântara para comentar a prisão de Heloisa Leitão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet