Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Política BR

eleição

Presidência do PT no Rio de Janeiro será definida em 2º turno

Apuração preliminar da eleição para presidente do diretório estadual do PT-RJ indica que o resultado deve ser definido no segundo turno. Com 70% dos votos apurados, o deputado federal Luiz Sérgio lidera com 39%.

Apuração preliminar da eleição para presidente do diretório estadual do PT-RJ indica que o resultado deve ser definido no segundo turno.


Com 70% dos votos apurados, o deputado federal Luiz Sérgio lidera com 39%. Em seguida, aparecem o atual vice-presidente do diretório, Lourival Casula, com 26%, e o ex-chefe de gabinete de Luiz Sérgio, Bismarck Alcântara, com 23%.

Os vereadores Waldeck Carneiro e André Taffarel têm 9% e 3% dos votos apurados, respectivamente.

Ontem, o ex-governador Anthony Garotinho (PR) ironizou o resultado da eleição interna do PT, que indica que haverá a necessidade de segundo turno para escolha do presidente do diretório estadual.

"O governador Sérgio Cabral [PMDB] foi dormir com uma má notícia: o deputado federal Luiz Sérgio, candidato a presidente do Diretório Estadual do PT não ganharia no 1º turno, isso de acordo com as primeiras apurações. Luiz Sérgio junto com o atual presidente Alberto Cantalice e a secretária Benedita da Silva são os principais defensores do apoio petista à candidatura de Sérgio Cabral", escreveu Garotinho.

Alianças

No domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que há divergências na montagem dos palanques estaduais.

"Eu não tenho mais ilusão quando se trata de disputas locais, por mais que a gente oriente as pessoas de que deve prevalecer é o projeto nacional, normalmente, o que tem acontecido é que cada um olha para o seu umbigo e prevalece as questões dos Estados. O que é importante é que se houver divergências dentro da base aliada nos Estados, isso não seja impeditivo para a ministra Dilma", disse.

Ontem, o ex-ministro José Dirceu disse em seu blog que o maior problema nas alianças do PT está no Rio. Lá, o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), insiste em sair candidato ao governo e enfrentar o atual governador, Sérgio Cabral (PMDB), que tentará a reeleição.

"[...] Não é o caso do Rio, onde a divisão é grande e envolve a disputa da direção do Diretório Regional e a questão de fazer alianças ou sair com candidatura própria a governador. O impasse, de qualquer modo, será decidido no Encontro Estadual do partido que definirá quem será o(a) candidato(a) ao Palácio Laranjeiras e ao Senado", escreveu ele no blog.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet