Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Kassab diz que denúncias contra Arruda são gravíssimas e consistentes

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), disse nesta terça-feira que considera as denúncias contra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), "gravíssimas e consistentes". Arruda é suspeito de participar de um esquema de pagamento de propina a parlamentares da base aliada na Câmara Legislativa.


Em entrevista após cerimônia de assinatura de convênio com o Ministério da Justiça para combater a pirataria na cidade, o prefeito disse que espera punições exemplares, caso as denúncias de corrupção sejam confirmadas.

"Considero as denúncias gravíssimas e consistentes, e espero que as punições sejam exemplares, caso confirmadas [as denúncias]", afirmou o prefeito.

Um dos principais líderes do DEM após conquistar a Prefeitura de São Paulo, em 2008, Kassab preferiu não responder se as denúncias podem prejudicar a aliança de seu partido com o PSDB nas eleições de 2010. O DEM deverá indicar o candidato a vice-presidente do PSDB.

Executiva Nacional

A Executiva Nacional do DEM se reúne hoje, em Brasília, para discutir a situação de Arruda. Dividido, parte do partido defende a expulsão imediata do governador. No entanto, membros da Executiva argumentam que Arruda deve ter prazo para se defender.

Hoje, a bancada do DEM no Senado decidiu levar à Executiva Nacional a proposta de conceder prazo para o governador se defender.

O líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (DEM-RN), é favorável à expulsão imediata de Arruda, mas disse que vai levar à reunião a proposta de concessão do prazo de dez dias. 'O líder interpreta o pensamento da bancada. Há consenso em relação à abertura de processo disciplinar, e que o prazo entre a abertura de processo e a votação do relatório final não ultrapasse dez dias', afirmou.

Favorável à expulsão imediata de Arruda, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) disse que vai apresentar petição à Executiva sugerindo a expulsão imediata de Arruda --iniciativa que deve ser acompanhada por outros integrantes do partido.

A proposta de concessão de prazo para defesa ocorre um dia depois de Arruda fazer ameaças ao DEM. Ontem, Arruda se reuniu com a cúpula do DEM. Participantes da reunião relataram que o governador teria feito ameaças a integrantes da legenda. Arruda teria dito que se o DEM radicalizasse, ele iria radicalizar no futuro também --o que foi entendido como ameaça.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet