Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Política BR

MST desocupa secretaria em Alagoas após acordo

Cerca de 200 famílias do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) desocuparam na tarde desta terça-feira a Secretaria do Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, em Maceió (AL), após um acordo com representantes da pasta.


Os sem-terra ocuparam o local hoje pela manhã para reivindicar a resolução do conflito referente à fazenda Capim, em Inhapi, que teria sido comprada irregularmente pelo Crédito Fundiário e estaria com reintegração de posse marcada para o dia 13.

Segundo o MST, o governo estadual prometeu adquirir novas terras na região para assentar as famílias. Uma nova audiência está marcada para o dia 10 e a reintegração de posse, suspensa.

O movimento informou que a fazenda Capim foi ocupada pela primeira vez em 2003. Em 2004, o antigo proprietário demandou a reintegração de posse da área, que foi executada em agosto do mesmo ano.

Em novembro de 2006, as famílias retornaram à Capim, onde permanecem até hoje produzindo feijão, milho, macaxeira, batata e mandioca. De acordo com o movimento, há cerca de dois anos, a situação dos sem-terra ganhou um novo conflito, desta vez por intervenção do Estado.

A reportagem não conseguiu contato com a assessoria da secretaria para comentar o assunto.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet