Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Política BR

CGU investiga se há verba federal nos recursos desviados no DF

O ministro Jorge Hage (Controladoria-Geral) determinou a abertura de uma investigação interna para saber se entre os recursos supostamente desviados no governo do Distrito Federal há verba de origem federal.


A investigação ainda está no começo e deve envolver pelo menos duas secretárias da CGU (Controladoria-Geral da União): Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas e a de Controle Interno. Não há prazo para o trabalho ser concluído.

Vídeo explica as denúncias contra o governo de José Roberto Arruda
Empresário recebe dinheiro de ex-secretário do DF e esconde na cueca
Aliados de Arruda oram depois de receber propina; veja vídeos

vídeo

Hage determinou a investigação na última segunda-feira (30), primeiro dia útil após a deflagração da Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, que investiga desvio de recursos públicos para pagamento de propina a parlamentares da base aliada do governador José Roberto Arruda (DEM) na Câmara Legislativa do DF.

Segundo as investigações, o dinheiro da propina viria de empresas que prestam serviços ao governo do DF.

A investigação da PF foi autorizada pela STJ (Superior Tribunal de Justiça), que concedeu 29 mandados de busca e apreensão em 24 endereços de Brasília, Goiânia e Belo Horizonte. Foram apreendidos R$ 700 mil em dinheiro, US$ 30 mil e 5.000 euros.

Vídeos gravados por Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais do governo Arruda, mostram o governador e deputados distritais recebendo dinheiro. Arruda nega as acusações.

Na terça-feira (1º), a Executiva Nacional do DEM decidiu abrir um processo disciplinar contra Arruda. Dividido, o DEM decidiu dar oito dias de prazo para Arruda se defender. Também haverá dois dias para elaboração do relatório. O partido marcou para o dia 10 o julgamento do processo aberto contra o governador do DF.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet