Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Dirceu diz que mineiros não perdoarão Serra nunca por impedir candidatura de Aécio

O ex-ministro José Dirceu escreveu hoje em seu blog sobre a desistência do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), de disputar a Presidência. Aécio disputava a pré-candidatura tucana de 2010 com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB).


Para Dirceu, a desistência de Aécio cria um problema eleitoral para Serra: o eleitorado mineiro. "O Estado [Minas Gerais], segundo maior eleitorado do país, pode decidir a eleição. E os mineiros não perdoarão jamais o tucanato por impedir Minas --e Aécio-- de ter um candidato a presidente. Não há como reverter esse grande prejuízo eleitoral à candidatura paulista de Serra", escreveu Dirceu no blog.

Ao anunciar sua decisão, Aécio lamentou a não realização das prévias para escolha do candidato do PSDB à Presidência. "Defendi as prévias como importante processo de revitalização da nossa prática política. Não as realizamos, como propus, seja por dificuldades operacionais de um partido de dimensão nacional, seja pela legítima opção da direção partidária pela busca de outras formas de decisão."

Aécio sempre foi defensor das prévias e da escolha do candidato do PSDB ainda em dezembro. Já o grupo de Serra quer deixar a escolha para março, e sem prévias.

No blog, Dirceu afirma que a "cúpula tucana de São Paulo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso à frente, não esconde o júbilo pela renúncia do governador de Minas". "Decida ou não agora, Serra é o candidato tucano. Assuma ou não a candidatura oficialmente, ele já é o candidato do PSDB", escreveu ele.

Eleição plebiscitária

Aécio também criticou o risco de uma eleição plebiscitária --entre PSDB e PT. "Devemos estar preparados para responder à autoritária armadilha do confronto plebiscitário e ao discurso que perigosamente tenta dividir o país ao meio, entre bons e maus, entre ricos e pobres. Nossa tarefa não é dividir, é aproximar. E só aproximaremos os brasileiros uns dos outros através da diminuição das diferenças que nos separam", diz ele na carta.

Para Dirceu, a eleição plebiscitária será inevitável. "Agora mais do que nunca Serra e o PSDB não têm como escapar de uma eleição plebiscitária, da campanha eleitoral centrada na comparação dos governos Lula e FHC, e do confronto direto com Lula, declare-se ele candidato já ou em março."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet