Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Lula exonera secretário-executivo de Relações Institucionais que vai para a OMT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exonerou nesta terça-feira o secretário-executivo da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Marcio Favilla. Ele vai assumir a diretoria da OMT (Organização Mundial do Turismo) a partir do ano que vem --órgão que integra as Nações Unidas. A exoneração do secretário-executivo foi publicada no "Diário Oficial" da União de hoje.


Favilla foi secretário-executivo do Ministério do Turismo na gestão do então ministro Walfrido dos Mares Guia. O ex-secretário foi para a Secretaria de Relações Institucionais quando o Mares Guia foi transferido para o comando da pasta. Favilla permaneceu no cargo depois que Mares Guia foi substituído na Secretaria de Relações Institucionais pelo ex-ministro José Múcio.

O secretário chegou a ser cotado para assumir a Secretaria de Relações Institucionais na saída de Múcio este ano, mas acabou perdendo a disputa interna para Alexandre Padilha --atual titular do cargo. Interlocutores do Palácio do Planalto afirmam que a indicação de Favilla para a OMT foi uma espécie de compensação pela escolha de Padilha para o comando da secretaria.

Padilha assumiu o cargo em setembro, depois que Múcio foi indicado pelo presidente Lula para uma vaga de ministro no TCU (Tribunal de Contas da União). Na época, Padilha ocupava a secretaria de Assuntos Federativos da Presidência.

A OMT é uma agência da ONU (Organização das Nações Unidas) voltada para a organização internacional do turismo. O órgão funciona como uma espécie de fórum global para solucionar questões relacionadas às políticas turísticas, além de servir como fonte de informações sobre o turismo mundial. Sua sede fica em Madri, na Espanha.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet