Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Lula critica demora de obras públicas feitas com recursos federais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta sexta-feira a demora no andamento de obras públicas feitas com recursos federais já disponíveis. Ele disse, durante cerimônia em São Leopoldo (RS), que isso fez com que o Brasil ficasse conhecido como "o país das obras não concluídas".


Lula afirmou que, quando não há problemas na Justiça, empreiteiros tentam reajustar preços de obras que nem começaram. "Não falta dinheiro, não falta projeto, mas sempre aparece alguém para atrapalhar", afirmou o presidente, citando como exemplo o caso da transferência de moradores da favela Dique, em Porto Alegre.

Segundo o presidente, os recursos para construção de casas para os moradores da favela foram disponibilizados em 2007 e as moradias deveriam ter sido entregues no ano passado.

"A empresa que vai fazer as casas resolveu pedir aumento, e essa brincadeira está atrasando as casas em seis meses. Uma coisa que era para a gente inaugurar não estamos inaugurando", afirmou.

Lula criticou também os que afirmam que ele e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) viajam demais. "Se a gente não estiver ali, atrás da obra, sabendo quem está atrapalhando, uma obra de um ano só acaba em dez anos", afirmou.

No discurso, o presidente elogiou o ministro Tarso Genro (Justiça), que deixa o governo no dia 10 para ser candidato ao governo do Rio Grande do Sul. Lula lembrou que foi durante a gestão de Tarso no Ministério da Educação que o ProUni (Programa Universidade para Todos) foi criado. "Foi a primeira vez que um governo tomou a atitude de colocar o pobre na faculdade."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet