Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Deputados de comissões temáticas da Câmara são investigados no STF


Dos 20 deputados que assumem presidências das comissões temáticas da Câmara, sete são investigados no STF (Supremo Tribunal Federal) e cinco receberam doações de empresas com interesses nos temas a serem tratados nas reuniões, informa reportagem de Maria Clara Cabral e Noeli Menezes, publicada nesta terça-feira pela Folha (íntegra somente para assinantes do jornal ou do UOL).

As comissões são responsáveis por analisar projetos antes de enviá-los para o plenário e algumas delas têm o poder de aprovar uma proposta sem a análise dos 513 deputados. Os congressistas que assumem seus comandos podem apressar ou atrasar a tramitação de projetos, segundo os interesses políticos. Alguns colegiados podem ainda convocar autoridades, como ministros, e promover audiências públicas.

As 20 comissões voltam a funcionar a partir de hoje, apesar de o recesso parlamentar já ter acabado há mais de um mês. A reportagem informa que, segundo o Supremo, 35% dos novos presidentes têm que prestar algum tipo de conta à Justiça.

Enfrentam problemas no Supremo, entre outros, os deputados Laerte Bessa (PSC-DF), novo presidente da Comissão de Segurança Pública; Emanuel Fernandes (PSDB-SP), da Comissão de Relações Exteriores; Abelardo Lupion (DEM-PR), da Comissão de Agricultura; Claudio Cajado (DEM-BA), da Comissão de Defesa do Consumidor; Raquel Teixeira (PSDB-GO), da Comissão de Turismo; Eliseu Padilha (PMDB-RS), da Comissão de Constituição e Justiça; e Nelson Bornier (PMDB-RJ), da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

Outro lado

Os novos presidentes das comissões da Câmara negam que problemas na Justiça ou doações possam atrapalhar seu desempenho no cargo.

Segundo ele, as indicações são políticas e suas formações profissionais não interferem nos trabalhos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet