Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Procuradoria recomenda que ex-deputado preso assuma vaga na Câmara do DF

A Procuradoria da Câmara Legislativa do Distrito Federal emitiu um parecer nesta quarta-feira (10) em que afirma que o ex-deputado Geraldo Naves (DEM), preso desde o mês passado acusado de participar da tentativa de suborno a uma testemunha do mensalão do DEM de Brasília, deve assumir a vaga aberta com a renúncia de Junior Brunelli (PSC), protagonista do que ficou conhecido como “oração da propina.”


“Só o Geraldo Naves pode tomar posse, porque é um ato pessoal. Não é uma procuração”, disse Fernando Nazaré, procurador substituto da Casa. Naves é o primeiro suplente de Brunelli.

Segundo ele, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) precisa liberá-lo da prisão, mesmo que temporariamente. “Como ele está preso, precisa de uma autorização judicial para ser escoltado até a Câmara, tomar posse e voltar para a prisão”, afirmou Nazaré.

Como Brunelli renunciou, Naves assumiria o mandato em definitivo. Ele era suplente de Paulo Roriz (DEM) quando virou deputado pela primeira vez neste ano.

Mensalão do DEM

O escândalo do mensalão do DEM de Brasília, também investigado pela CPI, começou no dia 27 de novembro, quando a Polícia Federal deflagrou a operação. No inquérito, o governador afastado José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) é apontado como o comandante de um esquema de distribuição de propina a deputados distritais e aliados.

Arruda está preso na Superintendência da Polícia Federal desde o dia 11 de fevereiro por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ), acusado de tentar subornar uma testemunha do caso.

O vice-governador Paulo Octávio, que assumiu o cargo interinamente, renunciou no dia 23 de fevereiro. Com a renúncia, o cargo de governador interino do Distrito Federal foi assumido pelo presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima (PR).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet