Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Mundo

'Não podem fazer com o Irã o que fizeram com o Iraque', diz lula

O presidente Luis Inácio Lula da Silva voltou a defender nesta quinta-feira (8) a participação do Brasil em negociações com Irã. Lula criticou os países que se opõem ao diálogo e disse que vai se reunir com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, independentemente das manifestações de oposição da comunidade internacional, principalmente dos Estados Unidos.


“Não podem é fazer com o Irã o que fizeram com o Iraque. O Brasil não abrirá mão de defender a reforma da ONU para que essas coisas sejam discutidas com seriedade. Eles pensam que eu sou duro? Então veja quando a Dilminha chegar lá. Aí sim vocês vão ver o que é falar duro”, disse.

O país, então governado por Saddam Hussein, foi invadido por tropas norte-americanas. O presidente dos EUA na época, George W. Bush, declarou guerra após acusar o Iraque de possuir armas de destruição em massa. As armas nunca foram encontradas.

O presidente discursou durante cerimônia de apoio do PCdoB à pré-candidata do PT à Presidência. Antes, ele já havia defendido a continuidade de seu governo, mas sem citar a pré-candidata.

“Vou ao Irã para dizer: Faça tudo o que o Brasil faz que tudo bem”, disse. O Irã é alvo de pressão no Conselho de Defesa da Organização das Nações Unidas por seu programa de enriquecimento de urânio. Os Estados Unidos acusam o país de tentar desenvolver armas nucleares. O Brasil defende o direito de o Irã possuir um programa nuclear para fins pacíficos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet