Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Erradicação da miséria não se restringe à oferta de cursos, diz governo

O secretário de articulação para inclusão produtiva do Ministério de Desenvolvimento Social, Ronaldo Garcia, diz que a política do governo federal para erradicar a miséria não se resume apenas à oferta de cursos para beneficiários do Bolsa Família.


Só 17% dos beneficiários do Bolsa Família fizeram cursos, diz estudo
Beneficiários do Bolsa Família precisam superar falta de vagas em creches para trabalhar

Segundo ele, há 155 ações distribuídas em diversos ministérios com o objetivo de gerar trabalho e renda. Ele cita como exemplos disso a reforma agrária, o programa Minha Casa, Minha Vida, a expansão de creches e, principalmente, a geração de empregos formais.

Garcia admite, no entanto, que para alguns beneficiários, a maior expectativa é com relação à capacidade da próxima geração sair da pobreza.

"É por isso que nos preocupamos tanto com o cumprimento das condicionalidades. As exigências de saúde e educação existem como parte do esforço para quebrar o círculo de perpetuação da pobreza."

Para o secretário, para melhorar as condições de vida da população com pobreza mais extrema, é necessário uma ação integrada dos governos.

Neste sentido, ele afirma que o ministério tem estimulado a criação de Centros de Referência de Assistência Social, órgãos responsáveis pela articulação das políticas públicas para beneficiar os beneficiários de programas sociais.

"Tem pobres que vivem numa situação tão extrema, que não acreditam que o mundo pode mudar para eles. São pessoas analfabetas, que viveram a vida toda em ocupações precárias e altamente instáveis. Esses precisam de um forte trabalho integrado."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet