Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Procuradoria da Câmara do DF veta manobra para fortalecer Wilson Lima em eleição indireta

A Procuradoria da Câmara Legislativa do DF vetou mais uma alteração nas regras da eleição indireta que acontece no sábado. Aliados do governador interino Wilson Lima (PR) trabalham para mudar as regras e atrair mais partidos para a base de apoio que quer reelegê-lo.


"As coligações poderiam ser feita até a inscrição, é o que manda a lei eleitoral", afirmou o procurador da Câmara, Fernando Nazaré.

Menos de 48 horas antes da eleição indireta para escolher o novo governador do DF, o deputado distrital Milton Barbosa (PSDB), irmão do delator do mensalão do DEM --Durval Barbosa-- apresentou consulta à Mesa Diretora da Câmara para que as regras de formação de chapas sejam alteradas. Na prática, o tucano quer que qualquer candidatura possa ser mudada.

Assim, os nomes dos favoritos, como Wilson Lima (PR), Antonio Ibanez (PT), Rogério Rosso (PMDB) e Luiz Filipe Coelho (PTB), poderiam ser trocados para criar novas possibilidades de coligações e acordos.

Segundo Milton Barbosa, o ato que convocou a eleição indireta não deu margem para a formação de coligações entre partidos. "Aos partidos concorrentes não foi autorizado o uso de uma prerrogativa legal de formação de coligações", afirma a consulta assinada pelo deputado.

Na prática, a brecha para formar novas chapas possibilitaria que DEM e o PSDB de Milton Barbosa _ principais partidos de sustentação do ex-governador José Roberto Arruda (sem partido) _ tenham papel decisivo nas eleições de sábado. Os partidos haviam decido não participar do pleito antes da Câmara flexibilizar as regras no início da semana.

A palavra final sobre a possibilidade de mudar as chapas é da Mesa Diretora. O presidente da Câmara Legislativa, deputado Cabo Patrício (PT), é contra nova alteração e não pretende convocar a Mesa Diretora. "Qualquer mudança desmoraliza o processo. Isso seria ideal para alguns partidos, mas é casuísmo. Já flexibilizamos demais", disse o presidente da Câmara. A reunião, contudo, pode ser convocada por dois terços da Mesa Diretora.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet