Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política BR

SAÚDE

Campanha para prevenção da hipertensão arterial é lançada hoje

Hoje é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Pressão Alta. O objetivo desta data é alertar a população sobre fatores de risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e a hipertensão arterial que atingem, segundo dados do Ministério da Saúde, 24,4% dos brasileiros.


Ainda segundo informações do Ministério, a hipertensão é a causa de 30% das mortes no Brasil, sendo a responsável por infartos, insuficiência cardíaca e renal e acidentes vasculares celebrais (AVC).

A campanha está sendo lançada diante de outro dado preocupante”: a proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial cresceu de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009.

Para enfrentar o avanço da doença, o ministério investirá R$ 1,5 milhão nesta campanha. Cartazes e folderes com orientações de prevenção e de tratamento serão distribuídos à população. As peças serão veiculadas em rádio e TV dos 27 estados brasileiros.

A pesquisa do MS feita com 54 mil adultos (Vigitel) revela que a prevalência da doença, entre 2006 a 2009, aumentou em todas as faixas etárias, principalmente entre os idosos. Atualmente, 63,2% das pessoas com 65 anos ou mais sofrem do problema, contra 57,8%, em 2006.

A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 po 9. A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. Esse movimento acaba sobrecarregando vários órgãos, como coração, rins e cérebro. Se a hipertensão não for tratada, algumas das complicações são: entupimento de artérias, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet