Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Bope terá sede transferida para favelas da Maré até o final do ano

O Bope (Batalhão de Operações Especiais) terá sede transferida para o quartel desativado do 24º BIB (Batalhão de Infantaria Blindada) do Exército, em Ramos, entre o complexo de favelas da Maré e a comunidade Roquete Pinto, na zona norte do Rio. Segundo o comandante do Bope, tenente-coronel Paulo Henrique Azevedo de Moraes, a mudança será feita por questões estratégicas que englobam treinamentos e posições de segurança. 


"Um dos principais aspectos positivos dessa transferência é ter uma capacidade maior de mobilização por estar próximo a vias importantes da cidade como Linhas Vermelha e Amarela e avenida Brasil, além de ser ao lado do aeroporto do Galeão [Internacional]", afirmou à Folha o comandante.

De acordo com Moraes, as comunidades próximas da unidade serão usadas como locais de treinamento para a tropa. "A princípio, teremos que fazer ações por questões de segurança nossa naquelas comunidades mais coladas aos muros da unidade. Depois, vamos retomar os treinamentos que já fazem parte da nossa preparação", disse.

Moraes afirmou ainda que o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), deve assinar nesta terça-feira (4) o documento de compra do terreno do Exército, que será a sede do batalhão. O comandante disse que a nova sede poderá ser inaugurada ainda no final deste ano -- se o local estiver em boas condições ao passar por vistoria da PM.

"Só podemos efetivamente entrar no local para fazer as avaliações necessárias das fundações, o que pode ou não ser aproveitado, a partir do momento que a gente tomar posse", disse o comandante.

Com sede há dez anos em Laranjeiras, na zona sul do Rio, o Bope terá um espaço em Ramos com 220 mil metros quadrados, com estandes de tiros, pistas com obstáculos e uma favela falsa, o que possibilitará melhores condições de treinamentos para os policiais.

A atual sede do Bope, na zona sul, será transformada em um centro de Comando das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora). A previsão é que também sejam transferidas --até 2011-- para o mesmo local em Ramos, as sedes da Companhia Independente de Policiamento com Cães e o GAM (Grupamento Aéreo e Marítimo).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet