Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

Comissão de Educação votará projeto do Dia da Conscientização Jovem

A educação tradicional tem como principal objetivo a formação integral do educando, mas não oferece disciplinas que preparem os jovens para a vida em sociedade e para o exercício da cidadania. Pensando nisso, a deputada Vilma Moreira (PSB) apresentou na Assembléia Legislativa um projeto de lei que visa criar o momento específico para o fomento ao surgimento de políticas públicas para a juventude, o Dia da Conscientização Jovem, a ser vivenciado no último domingo de abril.


A proposta está na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto. A comissão é presidida pelo deputado Alexandre Cesar (PT) e tem como membros os deputados: J. Barreto, Antônio Azambuja, Dr. Wallace, Chica Nunes e Professora Vilma (titulares) e, João Malheiros, Maksuês Leite, Adalto de Freitas e José Domingos Fraga (suplentes).

Para a autora do projeto, “será a oportunidade para que sejam realizadas ações para uma ampla discussão a respeito de juventude, educação, relacionamento familiar, capacitação, perspectivas futuras e problemas encontrados pelos jovens, como o uso de drogas, tabagismo, alcoolismo, educação sexual, violência e desemprego, entre outros temas importantes para essa parcela da população”.

Para tentar sensibilizar os colegas e aprovar a matéria, Vilma justifica: “ser jovem é ter muita energia e disposição para realizar sonhos, é acreditar que tudo é possível e acima de tudo lutar por um mundo melhor. Jovem é aquele cheio de expectativas, cheio de esperanças, que está na fase de se libertar para descobrir o mundo. Assim, todo jovem deve ser incentivado a participar da vida política, social e cultural de um país, de um estado, da região ou da cidade em que vive, a ter voz ativa para que possa traçar seu futuro e assegurar sua estabilidade emocional e profissional”.

A idéia da parlamentar é que a data sirva para chamar a atenção da sociedade para a necessidade de investir em políticas para a juventude e dos jovens para aderirem às essas oportunidades: “A população jovem hoje equivale a mais de um terço da população do planeta. É necessário dar-lhe mais atenção, oferecendo novas oportunidades e muitas melhorias, principalmente na educação. Em contrapartida, para garantir os seus direitos, o jovem não deve jamais se esquecer de que tem o dever de lutar por esses mesmos direitos: saber reivindicar o direito à educação, ao ingresso no mercado de trabalho, saúde, segurança nas ruas, à diversão entre outros direitos”, concluiu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet