Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Temporão quer ampliar discussão sobre drogas com outros ministérios

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, quer ampliar a discussão sobre a questão das drogas. Para ele, as políticas de repressão são um “retumbante fracasso” e o país precisar discutir o tema com diversos segmentos. O ministro antecipou hoje (12) que vai tratar do assunto com outras pastas.


“Eu e os ministros Tarso Genro [Justiça], Paulo Vannucchi [Direitos Humanos] e Carlos Minc [Meio Ambiente] estamos marcando um encontro para começar a discutir a situação desde o arcabouço jurídico até como a saúde pode se preparar mais adequadamente para apoiar as pessoas que são dependentes e são usuárias”, disse sem informar a data da reunião.

Questionado sobre a possibilidade da descriminalização do uso da maconha, proposta defendida pelo ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, Temporão defendeu um debate com prudência, ao lembrar do caso da Inglaterra, que liberou o consumo de maconha, mas depois teve que retroceder.

“Têm vários estudos que mostram o uso de maconha relacionado ao desenvolvimento de câncer, de distúrbios psíquicos. Mas outros estudos mostram que maconha causaria menos efeitos danosos do ponto de vista da violência que outras drogas como álcool e a cocaína”, contrapôs. “É uma discussão em aberto.”

Temporão reforçou que o ministério trata a situação dos usuários como um problema de saúde pública e disse que a estratégia é fortalecer os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) voltados ao atendimento de dependentes de álcool e de drogas. “As drogas sintéticas, o crack e até o uso de medicamentos são um desafio novo”, afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet