Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Fiscalização na Serra do Mar deve duplicar até 2012, diz governo

De acordo com cronograma divulgado pelo Governo de São Paulo, nos próximos dois anos o número de bases operacionais no parque da Serra do Mar vai passar de 14 para 29. Além disso, está programada a construção de seis guaritas e cinco novos centros de visitação. Presente em 24 municípios, o parque da Serra do Mar é considerado o maior parque estadual de São Paulo.


Segundo a Fundação Florestal, órgão ligado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o incremento na fiscalização visa coibir a atuação de empresas de ecoturismo que não têm guias treinados para entrar em áreas de preservação ambiental, além de evitar o manejo irregular dos recursos naturais, como, por exemplo, a extração irregular de palmito.

As novas bases estarão distribuídas entre os 315 mil hectares do parque da Serra do Mar, que vai do município de Pedro de Toledo, no litoral sul de São Paulo, até a cidade de Ubatuba, na divisa com o Rio de Janeiro. De acordo com a Fundação Florestal, com a intenção de otimizar a fiscalização, as unidades serão construídas em pontos estratégicos, de acordo com o fluxo de visitantes.

Diminuir os riscos
Por medidas de segurança, a Fundação Florestal alerta que não é permitida a entrada de pessoas sem autorização na área do parque, e apenas empresas de ecoturismo cadastradas podem atuar na região.

Para se aventurar pela Mata Atlântica, os visitantes devem entrar em contato com um dos oito núcleos de visitação e se informar sobre a disponibilidade de monitores do próprio parque.

Outra opção é contratar um guia credenciado. De acordo com a Fundação, o visitante pode confirmar se a empresa tem autorização para oferecer trilhas ecológicas também através dos telefones dos núcleos de visitação.

Grupo se perde
No dia 3 de abril, um grupo com 28 pessoas que pretendia passar uma tarde de aventura viveu momentos de medo ao se perder na Serra do Mar. Após mais de 24 horas perdido na mata, o grupo foi socorrido em Cubatão, na Baixada Santista, por policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE). Não havia um guia credenciado acompanhando as vítimas.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet