Olhar Direto

Terça-feira, 01 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

UNIC Primavera oferece Farmácia Solidária

Os medicamentos são um importante componente no tratamento de muitas doenças, contribuindo para o bom restabelecimento da saúde dos pacientes. No entanto, o uso inadequado de medicamentos pode causar sérios danos à saúde das pessoas como intoxicações medicamentosas e até mesmo conseqüências mais graves.


Em ocasião disto, a Faculdade de Farmácia, da UNIC Primavera do Leste, está realizando o projeto ‘Farmácia Solidária’, sob a coordenação da professora Juliana de Souza Fernandes Rossi.

A Farmácia Solidária atende a população carente, entre os dias, segunda, terça e quinta-feira, das 13h30 ás 16h, na Uniclínica ou Naju, localizado na Avenida São João, n° 721, o telefone para contato é (066) 3497-3543.

De acordo com Gisele Neumann Zanella, este projeto tem por objetivo recolher medicamentos que não estão mais sendo utilizados pela população, prevenindo a automedicação, as intoxicações medicamentosas. Além de auxiliar as pessoas que não tem condições de comprar os medicamentos para realizar o tratamento.

Já para a professora, Janaina de Souza, os acadêmicos fazem a triagem dos medicamentos recebidos, depois avaliam se estão vencidos, alterados ou são apropriados para o uso. Os remédios que atenderem todas as exigências da triagem serão entregues para os pacientes que não tem condições de comprá-lo, mediante a apresentação da receita médica e orientações necessárias para um bom tratamento.

Janaina ressalta que este projeto não apresenta fins lucrativos e prioriza o atendimento das pessoas com baixo poder aquisitivo.

“A má utilização dos medicamentos é muitas vezes decorrente de uma realidade cada vez mais comum na população brasileira, a prática da automedicação. Pois muitas vezes, o paciente pela comodidade utiliza sobras de medicamentos de tratamentos anteriores de conhecidos e familiares ao invés de consultar um médico para verificar qual a doença que o acomete e qual o tratamento mais adequado”, concluiu a farmacêutica.

Gisele informa ainda que essa prática pode provocar vários danos à saúde destas pessoas que vão desde uma simples reação adversa até intoxicações graves. Além disso, sobras de medicamentos em casa ou jogadas no lixo comum podem resultar em acidentes com crianças e animais domésticos.

Segundo o Conselho Regional de Farmácia – CRF, a automedicação é um grande problema vivenciado pela população brasileira, que estão acostumados a sugestões de terceiros, ao invés de procurar um especialista na área.

O CRF informou também que outro fator agravante é a falta de medicamentos de acesso gratuito na rede pública de saúde, realidade de muitos municípios em nosso país. Nem todos os medicamentos necessários ao tratamento de algumas patologias estão disponíveis na rede pública e às vezes os que são disponíveis não são suficientes para suprir a necessidade dos pacientes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet