Olhar Direto

Terça-feira, 01 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

Cirurgiões dentistas realizam pesquisa em Cuiabá

A secretaria Municipal de Cuiabá realiza, nesta terça-feira (11/05), treinamento dos cirurgiões dentistas para o início da pesquisa que está sendo realizada em todo Brasil com objetivo de obter um levantamento sobre a Saúde Bucal da população.


De acordo com a coordenadora da Saúde Bucal de Cuiabá, Silvia Lídia de Albuquerque de Siqueira, dois cirurgiões dentistas, José de Figueiredo e Cíntia Simões, foram capacitados por técnicos do Ministério da Saúde para realizar o trabalho junto com outros profissionais locais.

Na capital, o grupo de 30 profissionais que estão sendo treinados fará visitas às residências sorteadas. A expectativa é que 1.500 pessoas participem da pesquisa e recebam o diagnóstico precoce do exame. O grupo que será avaliado na amostra inclui pessoas com idade de 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos.

Os indicadores objetivos da pesquisa vão avaliar desde casos de cáries, doenças periodentais ( na gengiva), necessidade de prótese, oclusão (necessidade do aparelho), traumatismo até as fluorezes (mancha nos dentes).

Após do treinamento que acontece nos dias 11 e 12 de maio, os dentistas irão visitar residências sorteadas para preencher a ficha de Avaliação com indicadores objetivos e os subjetivos, que avaliam os indicadores socioeconômicos.
O dentista treinado pelo Ministério, José de Figueiredo, ressalta que outras capitais enfrentam o problema de recusas nas residências. “Em algumas capitais tivemos a informação de que a pesquisa está tendo pouca aceitação”, observou.

Já a dentista Cíntia Simões informou que os profissionais são orientados a voltar nas residências, caso não haja ninguém. “Podemos voltar numa residência três vezes, mas isso demanda tempo e dificulta o nosso trabalho. E existe a possibilidade de voltarmos na terceira vez e receber uma recusa do morador”, alertou.

Os profissionais da Saúde acreditam que o trabalho desenvolvido terá duração de um mês e meio. A greve dos dentistas não irá atrapalhar a condução da pesquisa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet