Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Renan Calheiros é multado por propaganda eleitoral antecipada

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) foi multado em R$ 5.000 por propaganda eleitoral antecipada. Segundo decisão do juiz Raimundo Alves Júnior, da Justiça Eleitoral de Alagoas, a filial da rádio CBN em Maceió também deve pagar multa no mesmo valor.


A assessoria do senador afirma que ele já recorreu da decisão. A Procuradoria Regional Eleitoral do Estado também recorreu pedindo o aumento das multas.

A Justiça considerou propaganda eleitoral nove inserções de rádio colocadas no ar a pretexto de divulgar a atuação parlamentar de Renan. De acordo com representação da procuradoria, a rádio divulgou "informações tendenciosas" com o objetivo de apresentar o senador, pré-candidato à reeleição, como o mais apto para ocupar o cargo em disputa.

A procuradoria quer que a multa seja aplicada para cada inserção feita, aumentando o seu valor para R$ 45 mil. No dia 29 de abril, a justiça já havia concedido decisão liminar para suspender as propagandas.

Na liminar, o juiz destacou frases como "o trabalho de Renan no Senado traz melhorias na vida dos alagoanos" e, numa entrevista do próprio senador, "relatamos o Bolsa Família e criamos a fórmula de recuperação do poder de compra do novo salário mínimo" para caracterizar a propaganda antecipada. O material foi veiculado entre os dias 15 e 16.

Segundo a assessoria do senador, os conteúdos apontados na ação não têm caráter eleitoral e tratam de prestação de contas relacionadas à atividade parlamentar. Calheiros já recorreu da sentença.

Procurada, a CBN de Maceió afirmou que não iria se pronunciar no momento. O veículo é afiliado da rádio CBN e pertence a aliados de Calheiros.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet