Olhar Direto

Terça-feira, 01 de outubro de 2024

Notícias | Política MT

Artesãos recebem Mauro Mendes no tradicional Bulixo

“O Bulixo é o retrato do cuiabano, da cultura mato-grossense e representa um importante projeto de resgate histórico”. A afirmação é do pré-candidato ao governo, Mauro Mendes (PSB), que visitou o Sesc Arsenal na noite desta quinta-feira (27). Acompanhado do pré-candidato ao Senado, Pedro Taques (PDT), Mendes conversou com visitantes e artesãos, que aproveitaram a oportunidade para demonstrar apoio ao socialista e expor demandas do segmento cultural e artístico.


“Muito boa a iniciativa do Mauro Mendes visitar esse tradicional projeto. Mostra que ele se preocupa e incentiva os pequenos comerciantes e não só os grandes empresários. A presença dele aqui engrandece o trabalho de todos os artesãos. Para nós, visitantes, é um privilégio vê-lo compartilhar conosco este agradável lugar”, disse o presidente do bairro Santa Helena, João Camelô.

Para a artesã de artigos reciclados e uma das fundadoras do projeto Bulixo, Ermelinda Maria da Silva, a visita foi importante para expor ao pré-candidato os anseios dos comerciantes. “Eu e muitas pessoas que estão aqui vivemos disso, é de onde tiramos nossa renda. Então, desejamos que a classe seja mais valorizada. Mato Grosso e, principalmente, Cuiabá, tem uma história riquíssima e bela, que merece um olhar mais atencioso. Nosso trabalho artesanal reflete essa cultura e precisa de mais apoio, acho que precisamos ampliar esse projeto”.

No final de junho, a artesã irá à África para dar aula cultural e expor seu trabalho. “É desse tipo de valorização que falo. Os estrangeiros adoram nossos produtos e se interessam até mais que os próprios brasileiros. Acho que uma das providências que podem ser tomadas para dar mais visibilidade aos artesanatos cuiabanos e mato-grossenses é destinar locais específicos e estruturados para exposições como esta que acontece no Bulixo. Em Cuiabá, por exemplo, poderíamos ter um shopping dos artesãos”, comenta.

Sobre Mauro Mendes, a artesã que trabalha com madeira MDF, Roselange Franco, foi enfática. “Se existe alguém preparado para administrar e dar mais oportunidades a todos nós é ele. Trabalhadores são iguais em todos os segmentos e se a economia vai bem de um lado, o outro também sente os reflexos desse crescimento. Então, se ele como grande empresário sabe valorizar as pessoas, não será diferente conosco, pequenos comerciantes”. O projeto Bulixo ocorre toda quinta-feira, a partir das 19 horas. Além de um local de venda, o projeto Bulixo é um espaço democrático de exposição e valorização do artesanato e da gastronomia do Estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet