Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Cidades

EMBARGO

Sema embarga obra que aterrava mina após protestos de moradores

Depois de vários protestos de moradores do setor Nova Barra, finalmente a direção da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) de Barra do Garças embargou a obra que vinha aterrando uma erosão por onde passa uma mina de água (filete) que deságua no córrego Fundo. A denúncia foi ignorada pela Prefeitura Municipal que mantém parceria na construção de asfalto com a empresa Silgran, justamente a empreiteira que estava com caminhões e tratores jogando entulhos na erosão.


O diretor da Sema, Kleber Fabiano, informou que o embargo será mantido até que seja feito um estudo de impacto ambiental no lugar. A empresa Silgran alega que começou a realizar o serviço a pedido da adaministração municipal com intuito de acabar com a erosão, entretanto nega que sabia da existência da mina. O assunto foi parar no Ministério Público com denúncia encaminhada ao promotor Wesley Sanches Lacerda.

Os moradores afirmam que a mina sempre existiu no local e que a ocupação desordenada provocou acúmulo de lixo e entulhos perto da nascente. “Nós avisamos aos funcionários da empresa e fomos na prefeitura, mas ninguém nos atendeu. Fizeram alguma coisa agora, depois que a imprensa denunciou” agradece uma moradora de uma oficina mecânica perto da mina.

Uma situação semelhante ocorreu no bairro Vila Varjão, onde o lixo doméstico em meio a resto de construção estava criando um lixão no bairro e afetando a saúde pública como um córrego que desce da Serra Azul. Neste caso, a omissão foi tanto da Sema como da prefeitura, que somente agiu depois que foi notificada pelo Ministério Público cuja ação foi protocolizado pelo promotor Marcos Brant.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet