Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Serra defende tratamento de dependentes químicos pelo SUS

O pré-candidato à presidência da República pelo PSDB, José Serra, defendeu nesta terça (8) que o SUS tenha clínicas especializadas para o tratamento de dependentes químicos, durante um encontro com especialistas em tratamento de viciados no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O tucano destacou que no programa de combate às drogas do governo federal não estão previstas clínicas especializadas de atendimento aos dependentes químicos.


Serra recebeu dos professores Ronaldo Laranjeira e Valentim Gentil um documento com propostas de políticas para dependentes químicos, principalmente de crack. Os docentes apresentam o material a Serra ao lado de familiares de dependentes, que participam da reunião. Entre as propostas, os professores pediram um pouco mais de atenção primária e secundária e melhoria no atendimento ambulatorial. Segundo Valentin, é preciso dar mais esclarecimento na saúde e prevenção.

Os professores também criticaram a falta de suporte oferecida pelo SUS e Serra defendeu que o que o sistema deve financiar a internação em clínicas terapêuticas especializadas. O tucano disse que "há uma resistência a isso, por que há uma resistência de que se pode ter clínicas especializadas para dependentes químicos, isso é considerado equivalente a doenças mentais e que não poderia segregar a problemas de saúde mental". Ele citou o exemplo de um hospital de São Bernardo do Campo e que, caso seja eleito, pretende disseminar a ideia pelo País. "Tem gente que é contra, e a proposta do governo federal espelha isso, contra clínicas especializadas e de internação, ou seja são contra ao que fizemos em, São Bernardo", afirmou.

Na oportunidade, Serra defendeu a cooperação entre Estado e organização social. O tucano também criticou a atual relação entre a Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e o Ministério da Saúde, que, segundo ele, "não funciona adequadamente para enfrentar a questão das drogas".

Sobre o combate ao tráfico, o presidenciável disse que "é preciso combater o tráfico do ponto de vista tanto do País que compra quanto do País que vende. O governo federal tem que colocar todo seu peso nessa ação".

O ex-governador e pré-candidato ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, que também participou do evento, disse que Serra deve ganhar um título de CRM - Conselho Regional de Medicina.

"Exagero"
Serra afirmou serem exageradas as reações às suas críticas direcionadas a Bolívia em relação ao combate à cocaína. Na reunião, o pré-candidato reforçou seu posicionamento e disse ainda que é crítico a qualquer país que não adote uma política de combate a droga.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet