Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Simon critica Sarney por dificultar ingresso da Venezuela no Mercosul e deve ''trair'' PMDB

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) criticou nesta quinta-feira a sinalização de seu colega de partido, José Sarney (PMDB-AP) --que disputa a presidência do Senado-- de dificultar o ingresso da Venezuela no Mercosul. Para Simon, a atitude de Sarney é "equivocada" e pode transformar o país vizinho em "inimigo". O senador do Rio Grande indicou ainda não estar definido sobre seu voto em Sarney.


"O senador Sarney está confundindo o presidente Hugo Chávez (Venezuela) com o país Venezuela. Quando ele critica o Chávez, que está se armando e comprando armamentos, eu concordo com o Sarney, mas impedir a Venezuela de entrar no Mercosul é um absurdo", disse Simon. "Essa atitude pode transformar a Venezuela em inimiga."

Nota do Painel da Folha de hoje informa que Sarney sinalizou aos partidos de oposição que vai dificultar o ingresso da Venezuela no Mercosul se for eleito presidente do Senado. A sinalização teria ocorrido na reunião com os tucanos realizada ontem em Brasília.

Simon lembrou que os governos da Argentina, Uruguai e Paraguai já aprovaram a participação da Venezuela no bloco. O ingresso já foi aprovado na Câmara, mas o aval ao país de Hugo Chávez depende agora do Senado. "O Brasil ao não aprovar o ingresso da Venezuela pode criar um outro problema com os países que já autorizaram", disse.

Ao ser questionado se suas críticas interfeririam na forma como vai votar na segunda-feira (2) na eleição para a presidência do Senado, Simon foi categórico: "Não". Mas o peemedebista disse que ainda não havia pensado sobre o assunto quando questionado se pretende votar em Sarney. "Não pensei sobre isso ainda", disse.

Também em resposta a Sarney, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) criticou hoje a possibilidade do peemedebista dificultar o ingresso da Venezuela no Mercosul caso seja eleito presidente do Senado.

"Antes de tudo, estranhamos essa manifestação do senador José Sarney, um homem público experiente e ponderado. O senador, que já ocupou essa estratégica função no passado, sabe muito bem que o presidente do Senado tem de comportar-se com a neutralidade e a objetividade de um magistrado, evitando interferir nas matérias e processos que tramitam na Casa", disse Mercadante.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet