Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Brasil

Cartaxo: caberá a Mantega definir viabilidade da CSS

O secretário-adjunto da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, disse hoje que caberá ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, a definição da viabilidade política e econômica de criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS) nos moldes da extinta Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).


Proposta de criação da CSS tramita no Congresso Nacional, mas com alíquota de 0,1% e arrecadação totalmente direcionada para o setor de saúde. A CPMF era cobrada com alíquota de 0,38%. Questionado se, com a crise, o governo discutiria a volta da CSS nos mesmos moldes da CPMF, o secretário respondeu: "Envolve uma importante variável política. A oportunidade política e econômica será decidida pelo Ministro da Fazenda", disse ele.

Na avaliação do secretário-adjunto, a CPMF faz falta ao trabalho de fiscalização. "Para a fiscalização, faz falta, porque é um indicador importante para efeito de seleção dos contribuintes na inclusão em programas de fiscalização", disse. Cartaxo informou que a Receita está trabalhando na fiscalização com dados da CPMF relativos a anos anteriores. "Isso dá uma extensa programação de fiscalização", disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet