Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Rio registra 45 vítimas de bala perdida no 1º trimestre

O Instituto de Segurança Pública (ISP), vinculado à Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro, divulgou uma análise sobre as vítimas de balas perdidas em todo o Estado. Conforme o estudo, que avaliou o primeiro trimestre de 2010, 45 pessoas tiveram ferimentos desse tipo.


A análise apurou o sexo e faixa etárias das vítimas, identificou os locais do fato e tentou apurar se algum tipo de evento específico influenciou o tiro: ação policial, de criminosos ou ainda outros fatos de natureza diversa como festas, disparos contra terceiros e roubos.

Quatro dos atingidos tiveram ferimentos fatais, uma vítima a mais que no ano passado. Em relação ao número de vítimas totais, porém, houve uma redução de 13,5%, quando foram registrados 55 ferimentos.

Os principais atingidos por bala perdida são os jovens de 18 a 29 anos (17 ocorrencias) e os adultos de 30 a 59 anos (11). O relatório descreve como "surpreendente" o fato da maioria dos atingidos serem do sexo masculino (65%), quando o conceito de "bala perdida dá a entender um evento aleatório".

Um dado cujo resultado foi o esperado é o do local dos eventos. De acordo com o documento, 85% das vítimas estavam em via pública quando foram atingidas. A relação com eventos específicos foi baixa, com 75% dos casos não podendo ser diretamente relacionados, seja por falha de registro ou por desconhecimento da vítima.

O documento considera "vítima de bala perdida" a pessoa que não teve qualquer participação ou influência sobre o evento no qual houve disparo de arma de fogo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet