Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Em PE, 80% de cidade é devastada, estima Defesa Civil

A Defesa Civil de Pernambuco estima que, em Barreiros, um dos municípios mais afetados pelas chuvas, mais de 80% da população tenha sido afetada. Bombeiro há 13 anos, o Capitão Leonardo Rodrigues, chefe da Unidade de Emergência da Defesa Civil, diz que nunca presenciou um desastre de tamanha proporção.


- O que chama atenção é quando a gente vê o tamanho da destruição nos municípios mais afetados, como Barreiros.

Em todo o Estado, a Defesa Civil calcula que 42.360 pessoas tenham sido obrigadas a deixarem suas casas. Segundo estimativa do fim da tarde desta terça (22), são 17.808 transferidos para abrigos e 24.552 desalojados, ou seja, que estão em casas de colegas e parentes. Foram contabilizadas 12 mortes, mas o Capitão estima que esse número possa aumentar.

Nove municípios foram postos em estado de calamidade. Nestes casos, a estimativa é que as pessoas possam levar até 90 dias para poderem voltar às suas casas. No caso de Barreiros, uma parte das pessoas teve de ser transferida para municípios vizinhos.

Ainda segundo a Defesa Civil, cerca de 1.450 quilômetros de estradas estão comprometidos, o que dificulta a ajuda às vitimas. Pelo menos 69 pontes foram danificadas ou destruídas.

Ajuda

Nesta terça (22), o governo federal anunciou a liberação de R$ 100 mil à Pernambuco e Alagoas, os dois afetados fortemente pelas chuvas. Cada Estado receberá, num primeiro momento, R$ 25 mil.

Para o Capitão Rodrigues, o dinheiro será investido, primeiramente, na recuperação do fornecimento de água e energia. "A prioridade é garantir o mínimo de dignidade a essas pessoas", afirma.

Mais tarde,diz, a prioridade passará a ser a reconstrução das cidades, principalmente das estradas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet