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Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

Vestibular: relembre as aulas da semana

O G1 relembra neste domingo (27) os vídeos com aulas e dicas publicados ao longo da semana passada.


Segunda-feira (21/6)

O professor do cursinho pH, Nelson Seckler, ensina como descrever pessoas em inglês. Segundo ele, as características físicas de uma pessoa, no idioma estrangeiro, podem vir na forma de adjetivo.

Neste caso, as palavras ganham “ed” no final para simular o particípio passado de um verbo.

O “ed” vem precedido por hífen e pela palavra da parte do corpo da pessoa. Exemplos: long-haired (cabelo comprido) e blue-eyed (olhos azuis).


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Terça-feira (22/6)

A professora de biologia do cursinho pH, Roberta Xavier, explica que o albinismo é causado por um gene recessivo que afeta a cor do cabelo (deixa um aspecto esbranquiçado ou amarelho-palha), da pele (torna-se branca) e dos olhos (podem ficar avermelhados ou azuis).

O albinismo também afeta animais e plantas. A melanina é produzida a partir de um aminoácido chamado tirosina e exerce a função de proteger a pele contra a radiação ultravioleta, além de impedir que haja alterações no material genético, que podem causar problemas como o câncer. Os albinos têm pouca ou nenhuma produção dessa substância.


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Quarta-feira (23/6)

A professora de biologia do cursinho pH, Nathalia Cardoso Pinho, explica como funciona o transporte de gás carbônico, produto da respiração celular, no sangue.

O processo ocorre de três formas: associado à hemoglobina, solubilizado no plasma ou, na mais importante, como íons bicarbonato.

Nathalia diz que a eliminação do gás carbônico na respiração é muito importante para os atletas manterem o fôlego nos jogos da Copa do Mundo.


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Quinta-feira (24/6)

A professora de biologia do cursinho pH, Roberta Xavier, explica como se dá o processo de fotossíntese da grama dos estádios.

A fotossíntese é divida em dois estágios: fase clara e fase escura. A grama é da família das plantas gramíneas e realiza um metabolismo conhecido como C4.

Estas plantas apresentam alta produtividade de fotossíntese mesmo sob altas temperaturas e baixa disponibilidade de água.


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Sexta-feira (25/6)

A professora de biologia do cursinho pH, Nathalia Cardoso Pinho, dá uma aula sobre reflexo e o tempo de reação, que ocorre quando os goleiros defendem a bola.

Nathalia explica que reflexo é o resultado de um estímulo percebido pelo corpo. As respostas aos estímulos são sempre rápidas, iguais e não exigem raciocínio. Um exemplo é o reflexo patelar. Ao bater na patela, ela levanta.

Os goleiros quando vão agarrar a bola têm de parar e pensar para onde vão pular. A atividade de racionalizar já denota que a ação não é um reflexo, e sim, um tempo de reação. Se o goleiro tivesse um reflexo no gol, pularia sempre da mesma forma e do mesmo lado.

Sábado (26/6)


O professor de química do cursinho pH, Gustavo Schueler, dá uma aula sobre as soluções coloides. Neste tipo de solução o tamanho das partículas varia entre um nanômetro e um micrômetro.

Uma solução verdadeira é formada pela soma do soluto e do solvente. Quando se trabalha com coloide, o soluto é chamado de disperso e o solvente, de dispersante.

Alguns exemplos de soluções coloidais: líquido (disperso) mais gás (dispersante) que resulta em nuvem; ou gás (disperso) mais líquido (dispersante) que resulta em espuma de sabão.
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