Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Justiça determina interdição de cadeia em Florianópolis

A Justiça determinou a interdição da carceragem da 3ª delegacia do bairro Capoeiras, em Florianópolis. A decisão do juiz Hélio do Valle Pereira é do dia 4 de junho e dá um prazo de seis meses para a desativação definitiva da cadeia. Cabe recurso.


O promotor de Justiça Alexandre Herculano Abreu afirmou ao G1 que a carceragem era uma residência e não possui estrutura para abrigar presos. “Há problemas de higiene, de segurança e de inadequação estrutural. O lugar era uma residência que teve uma parte destinada ao atendimento pelo Detran e o restante virou cadeia. Há também a questão da superlotação”, disse.

Segundo o promotor, o local também fica em uma região onde há grande fluxo de pessoas. “A cadeia fica em uma área residencial. As fugas ocorrem com frequência e colocam em risco a segurança da população. É uma área de risco”, disse.

De acordo com o promotor, a Justiça já havia determinado a interdição de outras duas carceragens: a central de polícia, na região central da capital, e o Centro de Triagem do Estreito, também em Florianópolis. O prazo para cumprimento das determinações vence no final do ano.

A assessoria da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina informou ao G1 que o prazo de 180 dias determinado pela Justiça para o fechamento da carceragem será suficiente para a construção da nova Central de Triagem da Grande Florianópolis, que terá capacidade para 250 detentos. Os presos da carceragem da 3ª delegacia devem ser transferidos para a nova unidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet