Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Brasil

São Paulo manda 60 t de doações para o Nordeste

Cerca de 60 t de alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal e limpeza, além de roupas de cama e colchões, foram enviadas de São Paulo, na manhã desta sexta-feira, para as cidades atingidas pelas enchentes no Nordeste. Duas carretas viajarão por três dias levando as doações até chegarem ao seu destino: Branquinha (AL) e Barreiros (PE). De acordo com a Defesa Civil dos Estados, em Alagoas foram atingidas 28 cidades e em Pernambuco, 67.


O coordenador-geral interino da Defesa Civil do município de São Paulo, major Luis Carlos França, explicou que desde o dia 23 de junho as doações estão sendo entregues no galpão do órgão, no bairro do Bom Retiro, onde são separadas e organizadas por 30 voluntários. "As doações serão aceitas por tempo indeterminado ou até que os Estados nos digam que não é mais necessário arrecadar donativos."

França disse que as doações estão sendo recolhidas também no Vale do Anhangabaú, no Center 3, localizado na Avenida Paulista, na sede do São Paulo Futebol Clube e, a partir de hoje, no Centro de Tradições Nordestinas, na zona norte da cidade. "Hoje já temos como encher mais duas carretas que devem sair no meio da semana que vem para Pernambuco e Alagoas", afirma ele.

A psicóloga Maria Lúcia Christophe deixou sua doação na sede da Defesa Civil. "Eu sempre ajudo quando acontecem essas coisas. Na verdade eu queria fazer mais, mas não dá. Então se cada um fizer um pouquinho. É muita tristeza eles não terem o que comer e o que vestir porque perderam tudo", disse.

De acordo com o São Paulo Futebol Clube, que trabalha em parceria com a Defesa Civil para recolher as doações, até ontem mais de 40 t já haviam sido arrecadadas. Segundo o supervisor de marketing do clube, Orandi Mura, a campanha segue até segunda-feira. "Esperamos conseguir 250 t de donativos. Procuramos chamar a atenção das pessoas com as bandeiras dos Estados atingidos e a todo momento têm carros parados aqui na frente para fazer as doações. Pedimos que todos ajudem porque isso faz bem." Quem quiser ajudar pode deixar a contribuição no portão 1 do estádio do Morumbi, das 9h às 18h.

Os Correios também estão recolhendo doações que são encaminhadas para o Nordeste todos os dias. De acordo com o chefe do departamento de Relacionamento Institucional dos Correios, José Afonso Braga, em três dias (as doações começaram na segunda-feira) foram recebidas 26 t de donativos, enviados para Alagoas. A partir de hoje as doações serão encaminhadas também para Pernambuco.

"Estamos recebendo as doações em todos os postos dos Correios do País. Acredito que até hoje consigamos totalizar 40 t em doações. Pedimos principalmente alimentos não perecíveis, roupas, calçados, roupas de cama, tendas e barracas. O prazo para doar é até as cidades dizerem que não precisam mais de doações", afirmou.

Os estragos da chuva
Em Alagoas são 26.618 pessoas desabrigadas (que estão em abrigos públicos), 47.897 desalojados (que tiveram que sair de casa) e 37 óbitos. Em Pernambuco, a chuva deixou 26.966 desabrigados, 55.643 desalojados e 20 mortos.

No Estado de Alagoas, quatro municípios decretaram situação de emergência e 15, estado de calamidade pública. No Estado de Pernambuco, 27 decretaram situação de emergência e 12 estão em estado de calamidade pública.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet