Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Cozinheira convida Obama para almoço em laje de favela carioca

A vista para a orla do Leblon, na Zona Sul do Rio, não deixa nada a desejar aos hotéis da beira da praia. Com um cardápio extenso, que vai do churrasco ao bacalhau, uma laje no Morro do Vidigal atrai diversos turistas e faz sucesso entre cariocas que sobem a escadaria em busca das “delícias da Léa”. A auxiliar de serviços gerais, Léa Silva, de 46 anos, moradora da favela há 20 anos, virou uma celebridade na comunidade e na internet. Com seus pratos saborosos e ousadia, ela já convidou Lula, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e até o presidente americano, Barack Obama, para provar suas iguarias.


Obama ainda não provou seus quitutes, no entanto, ela garante que o contato com o presidente rendeu uma “amizade virtual”. O e-mail de Léa ficou armazenado na lista de contatos da assessoria do presidente, que frequentemente lhe envia mensagens, sobretudo em datas como Dia dos Pais, Dia das Mães e Ação de Graças. A cozinheira acredita que é o próprio Obama quem manda os e-mails.

“Eles são muito especiais para mim e me sinto honrada com cada mensagem que eles me mandam. Meu sonho é que ele sente na varanda da minha laje e prove a minha feijoada. Acho o sorriso do Obama lindo e a esposa dele é uma das mulheres mais chiques do mundo”, empolga-se a cozinheira.

Sem falar inglês nem francês, Léa recorre aos sites de busca para fazer a tradução dos seus pedidos. Foi também pela internet que ela também conseguiu os contatos dos presidentes. Com o americanos, foi só escrever a frase “Como falar com o Obama” no Google, e ela achou a seção “Fale Conosco”, do site da Casa Branca. Começou aí a “amizade”.

Convite de caipirinha 'arretada' para Lula
Como o feito deu certo, ela repetiu com Sarkozy e Lula. Para o presidente brasileiro, ela ainda ofereceu uma caiprinha bem “arretada”, como fez questão de frisar.

“Poxa, o Lula já veio até a Rocinha (comunidade próxima ao Vidigal) e não veio aqui na minha laje. Mesmo assim, continuo torcendo para ele vir aqui”, entrega.

lém dos políticos, Léa sonha com suas comidas em outras mesas. Através das redes sociais Orkut, Twitter e Facebook, ela já convidou os rappers Ja Rule, Eminem e Snoop Dog para um boquinha no Vidigal, além de Ivete Sangalo, Zeca Pagodinho e Luciano Huck.

Ana Maria Braga do Morro do Vidigal
Uma das grandes inspirações da carioca é a apresentadora Ana Maria Braga, com quem sonha em, um dia, dividir a bancada na TV, ensinando ao público como fazer a famosa feijoada da “Tia Léa”.

A paixão pela gastronomia vem de berço. Vinda de uma família de cozinheiros, ela trabalha na cozinha desde os 10 anos. Mas hoje divide o seu tempo entre as encomendas de seu buffet e as tarefas de auxiliar de serviços gerais da Câmara de Comércio França-Brasil.

Marketing na internet
Com o ensino fundamental completo, Léa conheceu o mundo da web por uma amiga de trabalho, que criou um e-mail para ela, em 2006. Depois de ganhar um computador usado da filha da patroa, a cozinheira conheceu a rede e criou perfis e blogs para divulgar seus pratos, onde também faz questão, de divulgar todas as receitas e ensinar os internautas a fazê-las passo a passo.

“Fico muito feliz e às vezes até me emociono com o carinho que recebo pela internet. É muito legal alguém chegar e falar que fez a comida com a minha receita”, diz, orgulhosa.

Não é para menos. Em menos de três meses no Facebook, Léa já tem quase 400 amigos. Lá, ela já anuncia, que dia 17 é dia de feijoada na laje. Mas, avisa ela, é preciso depositar o dinheiro antes. “Cobro R$ 50 com a comida, bebida e sobremesas incluídas. Exijo o pagamento antes para não gastar dinheiro à toa”, explica.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet