Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Brasil

transparência

e-Democracia vai ajudar a combater campanhas milionárias no Brasil, afirma Serys

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) afirmou que continuará trabalhando pela implantação definitiva do projeto e-Democracia no Brasil como forma eficaz de controle social e político pelos segmentos organizados.

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) afirmou que continuará trabalhando pela implantação definitiva do projeto e-Democracia no Brasil como forma eficaz de controle social e político pelos segmentos organizados. Consequentemente, a utilização das ferramentas de transparência, considerada fundamental para se combater as chamadas campanhas milionárias, que, segundo ela, “causam tantos males a administração pública no Brasil e em todo o mundo”. As observações da senadora de Mato Grosso foram apresentadas durante a Plataforma Global de Votação, na Itália.


Destacada pela seriedade no trato com a coisa pública e adepta do uso de instrumentos de transparência e controle social, Serys foi a única parlamentar brasileira convidada para participar deste debate, que procurou tratar de alternativas para o combate a marginalização da sociedade do processo político a partir das campanhas de alto custo. “As discussões foram muito intensas para tentar modificar os processos eleitorais em todo mundo, baseado no poder financeiro” – explicou.

O evento foi promovido pela Rockefeller Foundation e pela Dalberg’s Non-Profit, organizações mundiais que fazem estudos e traçam estratégias visando o compartilhamento de benefícios globais sociais, econômicos e ambientais. Para esse evento, apenas 20 pessoas em todo o mundo foram convidadas para debater a exclusão da sociedade do processo político. Na Itália, a senadora foi recepcionada pelo ex-presidente da Costa Rica, José Maria Figueres, que solicitou uma conversa reservada para discutir temas relacionados à política na América Latina.

Em sua participação, a senadora brasileira recomendou que seja definidas estratégias para ajudar a mobilizar os movimentos sociais em todo o mundo, a exemplo do que ela vem fazendo no Brasil, bem como as organizações que já vivenciam experiências em e-Democracia para se juntarem a este esforço na reinvenção da política, com menos concentração de poder e maior acesso a informações.

“Estou convencida de que o Brasil está preparado para integrar uma rede como esta, nossa população já percebeu o poder da mobilização eletrônica, tendo uma ferramenta desenhada para este fim poderemos tornar este sonho da participação democrática direta mais real, através do mundo virtual” - ponderou Serys.

Segundo a senadora, esta plataforma global permitiria maior troca de experiências e maior interatividade entre os cidadãos de todo o mundo, servindo tanto para discutir soluções para problemas locais, como para denunciar desrespeito a direitos humanos, por exemplo.

A senadora apresentou a experiência brasileira no uso de ferramentas de E-Gov e E-Democracia, bem como o twitter, que tem revolucionado a política brasileira. “No Brasil o twitter passou a ser a principal ferramenta para manifestação da população, o ficha-limpa é um caso que prova a força das campanhas online e isso despertou muito interesse do mundo” - destacou Serys. A parlamentar buscou compartilhar experiências para ampliar a participação da mulher na política, encontrar mecanismos a serem empregados para estimular grupos excluídos a buscarem seu espaço na esfera pública.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet