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Domingo, 21 de julho de 2024

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25% dos voos domésticos registram atrasos, segundo Infraero

Dos 1.141 voos domésticos programados até as 13h desta segunda-feira (2) nos principais aeroportos do país, 285 sofreram atrasos de pelo menos meia hora, número equivalente a 25% do total. Outros 50 foram cancelados (4,4%). As informações fazem parte do boletim divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).


Ainda segundo a Infraero, dos 403 voos da Gol programados até as 13h em terminais do país, 214 registraram atrasos, o que representa 53,1% do total. Outros 34 foram cancelados (8,4%).

Em nota, a Gol informou que os atrasos são reflexos do intenso tráfego aéreo na sexta-feira, quando a empresa teve de transferir algumas partidas programadas do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para o Aeroporto de Guarulhos.

Passageiros da Gol enfrentam filas e atrasos em Congonhas Além do Galeão, Santos Dumont tem voos cancelados e com atraso Cancelamento e atrasos de voo causam confusão no Galeão Segundo a nota da Gol, na sexta-feira, as tripulações atingiram o limite de horas de trabalho e não puderam seguir viagem. A Gol aponta também o aumento no movimento com o fim das férias escolares.

Atrasos
Passageiros reclamaram de atrasos em voos no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, durante a madrugada desta segunda-feira. Até as 13h desta segunda-feira, dos 62 voos domésticos previstos, 25 partiram com atraso (40,3%) e quatro foram cancelados (6,5%).

No Aeroporto Santos Dumont, a Infraero também registrou atrasos e cancelamentos. Das 76 partidas programadas, 18 saíram com atraso superior a 30 minutos (23,7%) e sete foram cancelados (9,2%).

Em São Paulo, no Aeroporto de Congonhas, dos 109 voos previstos, 35 partiram com atraso (32,1%) e cinco foram cancelados (4,6%).

No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Região Metropolitana, das 102 decolagens domésticas previstas, 26 partiram com atraso (25,5%) e três foram cancelados (2,9%).

Em Brasília, das 95 partidas previstas até as 13h, 24 atrasaram (25,3%) e três foram canceladas (3,2%).

No Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, dos 54 voos programados, 17 partiram com atraso (31,5%) e um foi cancelado (1,9%).

Em Belém, dos 28 voos domésticos programados, seis tiveram atraso superior a 30 minutos (21,4%). Nenhuma decolagem foi cancelada. Já em Manaus, seis de 26 partidas previstas decolaram com atraso (23,1%) e uma decolagem foi suspensa (3,8%).

Em Curitiba, dos 57 voos previstos até as 13h, 16 partiram com atraso (28,1%) e um foi cancelado (1,8%).

Veja a nota da Gol:
"A Gol informa que os atrasos de hoje são, ainda, um reflexo do intenso tráfego aéreo na sua malha verificado na última sexta-feira, quando a empresa precisou transferir algumas de suas partidas programadas do Aeroporto de Congonhas (São Paulo), que fecha às 23h, para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Na ocasião, algumas tripulações atingiram o limite de horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão e foram impossibilitadas de seguir viagem, gerando um efeito em cadeia. A situação, desenvolvida num fim de semana de pico de movimento, com retorno de férias escolares, ocorreu num momento em que a empresa finalizava a implementação de um novo sistema de processamento das escalas dos pilotos e comissários.

A empresa trabalha intensamente para normalizar a situação de seus voos: acionou tripulantes extras e destacou equipes de monitoramento nos aeroportos. Elas foram especialmente designadas para tomar medidas emergenciais de atendimento, caso seja necessário.

Aos clientes, a Gol vem prestando atendimento e toda a assistência necessária, conforme determina a legislação estipulada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Gol julga importante informar que seu quadro de colaboradores é condizente com as necessidades operacionais da empresa e está em linha com os padrões do mercado.

A companhia reitera seu compromisso com a segurança, a qualidade e a agilidade dos serviços prestados aos clientes e garante que não medirá esforços para regularizar o mais rápido possível as suas operações."

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