Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Brasil

MDS pesquisa inclusão de beneficiários de programas sociais em grandes investimentos econômicos

O pequeno município de Bacabeira, no Maranhão, receberá investimentos de US$ 19,8 bilhões. A construção de uma refinaria da Petrobras – com capacidade de 600 mil barris de petróleo por dia – vai gerar emprego para cerca de 25 mil pessoas. Já a região do Alto Paraopeba, em Minas Gerais, receberá uma grande mineradora. Todo esse crescimento econômico motivou a produção de uma pesquisa sobre a inclusão produtiva do público inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O estudo, conduzido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), está sendo feito no entorno da refinaria petrolífera e da mineração e siderúrgica.


Os pesquisadores, que já estão em campo, buscam investigar e diagnosticar a capacidade de inclusão social e produtiva do público inscrito no Cadastro Único. “Iremos verificar em que medida as políticas públicas podem contribuir para que essas grandes obras incorporem esse público mais vulnerável”, explica o coordenador de Resultados da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) do MDS, Fernando Batista.

Segundo Fernando, o levantamento vai demonstrar qual o grau de conhecimento dos moradores – com idades entre 16 e 54 anos – em relação aos grandes investimentos locais; também vai permitir conhecer a respeito das possibilidades de inclusão produtiva – problemas e potencialidades – dada a implementação do projeto na região; e ainda perceber como o governo pode apoiar o processo de inclusão produtiva.



Metodologia – A pesquisa será feita por meio de entrevistas individuais com questionário estruturado e será aplicado junto aos inscritos no Cadastro Único. Cerca de 2.320 famílias serão entrevistadas. No último fim de semana ocorreu a reunião de grupos focais. “Nessa primeira etapa, reuniões de grupos focais com as famílias para a elaboração dos questionários já são realizadas”, diz Fernando Pereira. Após essa etapa, ainda serão feitas entrevistas em profundidade com a utilização de roteiros semi-estruturados ou a montamge de grupos focais com atores relevantes identificados. De acordo com Fernando, essas informações serão essenciais para a inserção deste público no processo de dinamismo econômico.

Pesquisas – A Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do MDS é responsável pela avaliação e pelo monitoramento de políticas, programas, ações e serviços executados pelo ministério. Essas atividades são realizadas por meio do Sistema de Avaliação e Monitoramento, que engloba a produção de indicadores para acompanhar a execução dos programas, o desenvolvimento de ferramentas computacionais para o tratamento das informações, além de estudos e pesquisas realizados em parceria com instituições públicas e privadas que avaliam a execução e os resultados dessas ações.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet