Olhar Direto

Quarta-feira, 02 de outubro de 2024

Notícias | Agronegócios

RENDA

Piscicultores terão caminhão-feira para guardar pescados

Foto: Reprodução

Piscicultores terão caminhão-feira para guardar pescados
Os piscicultores de Cuiabá serão contemplados com a aquisição de um caminhão feira adaptado com câmara frigorífica para transporte e estrutura completa para comercialização de pescado. O veículo foi pleiteado pelo deputado federal Valtenir Pereira (PSB/MT) no Ministério da Pesca e Aquicultura no primeiro semestre de 2010 e deve ser entregue após depois das eleições. No total, o ministério adquiriu 50 caminhões zero km, com capacidade de transporte de 3,5 toneladas e potência de 150 cv para todo o Brasil.


De acordo com o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Cuiabá, Elismar Bezerra, cerca de 100 piscicultores serão atendidos com o caminhão. "Cuiabá ganhará muito com a aquisição deste veículo, que beneficiará a população em geral e especificamente os mais carentes, que comprarão o peixe mais barato. Os criadores também serão beneficiados porque ampliarão seus lucros", observou.

Para o deputado Valtenir, a piscicultura é mais uma oportunidade que a população de Mato Grosso tem para melhorar a sua renda e qualidade de vida. "Tenho feito várias gestões políticas junto ao Ministério da Pesca, inclusive indicando emendas parlamentares para fortalecer o projeto da piscicultura no Vale do Rio Cuiabá e em todo estado", salientou.

O parlamentar também disponibilizou uma emenda de R$ 900 mil para a região do Vale do Teles Pires, composto pelos seis municípios da região norte do Estado de Mato Grosso (Carlinda, Alta Floresta, Paranaíta, Apiacás, Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes) onde predominam a propriedade familiar que tem como principal fonte de renda o leite e a diversificação agrícola. Juntos, estes municípios possuem uma grande área de lâmina d’água propícia à aqüicultura.

A implantação da indústria de processamento de pescado criará demanda aos laboratórios de alevinos, aumentará a produção de peixes, a renda dos produtores familiares e a geração de emprego, atendendo a demanda da produção na região. O projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e a consolidação da criação de peixes, bem como garantir aos produtores rurais da região assistência técnica adequada durante todas as etapas de produção.

O socialista informou também que há uma emenda de bancada sugerida por ele e pelos deputados Eliene Lima (PP) e Thelma de Oliveira (PSDB), no valor de R$ 22 milhões, para a piscicultura, que deverá ter o recurso liberado até o dia 31 de dezembro. As informações são da assessoria de imprensa do deputado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet