Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política BR

TSE libera "ficha suja" que arrancou orelha de adversário


O Tribunal Superior Eleitoral liberou, na tarde desta terça-feira (10), a candidatura do primeiro candidato "ficha suja" de Alagoas, o presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Dudu Holanda (PMN). O candidato é personagem conhecido em Alagoas. Em 25 dezembro foi acusado de arrancar parte da orelha do vereador Paulo Corintho (PDT), primeiro secretário, durante uma festa. Ambos brigavam por indicações de cargos na Mesa Diretora da Câmara. Holanda ainda teve o mandato cassado, em 2007, por infidelidade partidária.

Dudu Holanda teve o registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para deputado estadual, por ter sido condenado por doação acima do limite permitido pela lei eleitoral, na campanha de 2006 ao seu irmão, o deputado estadual Eduardo Holanda, que acabou tendo o mandato cassado por compra de votos.

O pedido de liminar foi do ministro Marco Aurélio Mello. "Para nós, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), este caso realmente não deveria ter sido enquadrado no Ficha Suja porque a denúncia do Ministério Público Eleitoral foi extemporânea (fora do prazo). De certa forma, era um caso fácil de ser resolvido", disse o advogado Adriano Argolo, coordenador do MCCE, que representa o movimento ficha limpa. "Por outro lado, essa decisão nos deixa felizes porque o TSE vai analisar caso o caso e essa situação do Dudu Holanda não abre precedente para salvar fichas sujas em outras condições", acrescentou.

A assessoria de Dudu Holanda disse que o candidato ainda não se manifestou sobre o assunto. O Ministério Público Eleitoral, que solicitou a negativa do registro, não se posicionou.

Além do irmão, cassado por compra de votos, o pai de Dudu, Antônio Holanda, ex-deputado estadual, foi indiciado pela Polícia Federal em 2007 por ajudar a desviar R$ 300 milhões da folha de pagamento da Assembleia Legislativa, em cinco anos. O "rombo" teve a participação de mais de 100 pessoas. Empréstimos consignados eram operados por laranjas e tinha como avalista os cofres do Legislativo. Os Holanda são eleitores do senador Fernando Collor (PTB-AL).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet